jusbrasil.com.br
2 de Agosto de 2021

Sistema Chileno de aposentadoria Cap.1

a queridinha de Pablo Guedes

há 2 anos

Estimado Leitores, vou começar contando que a minha nacionalidade e Chilena, e conheço o sistema de previdência do chile por motivos óbvios, então decidi contar para vocês em vários capítulos, como ela funciona e tentar responder de alguma forma as duvidas que surgir ao londo destes capítulos, o mais objetivamente possível e sem cor política nenhuma.

Então vamos lá, o sistema privado no chile começo nos anos 80 baixo a ditadura do Pinochet, então a gente não tive nenhuma opinião ao respeito, foi só acatar ou terminar preso ou morto no fundo do mar. Isto quer dizer que o sistema já chegou na sua meia idade 39 anos de aprendizado.

Eu comecei a cotar no sistema assim que sai da faculdade, no ano 1995, na época 8 % do meu salário, que seria administrado por uma AFP (associação de fundos de pensões), empresas privadas criadas para estes fins, compostas principalmente por bancos, companhias de seguro, e algumas das dez famílias mais ricas do pais.

O teu fundo não podia ser retirado em hipótese nenhuma, só quando você se aposentar, então como tudo jovem não dei bola ao assunto, sabia que existia, mas a aposentadoria ficava tão longe né. Existia na época umas 4 AFP e você poderia trocar para qualquer uma delas só assinando um novo contrato de adesão.

Quando comecei a suspeitar que algo tinha neste novo negocio? foi um dia no final de ano 1996, uma pessoa da área comercial de uma delas queria uma reunião comigo, ao qual eu aceitei de bom grado, dai pessoal, ela ofereceu para mim uma bicicleta novinha em folha, se eu aceita-se trocar para a AFP dela, logico que aceite o presente e troquei, três meses depois ela já estava numa outra e agora queria que eu aceita-se uma TV, que na época era um verdadeiro luxo, se eu de novo troca-se de AFP, muito suspeito achei, o que estão fazendo com meu dinheiro e como todo o dinheiro dos trabalhadores que estava indo para estas novas AFP? bom eles descobriram que o dinheiro era quase infinito e chegava todo mês então começaram a comprar empresas, investir na bolsa, imoveis e tudo tipo de investimentos inimagináveis, e pior ainda sem controle nenhum, assim o melhor negocio era captar trabalhadores a qualquer preço.

Primeira lição, nada é de graça. desconfie sempre. NO ano 97 ao ver meu saldo, descobri que o fundo só tinha aumentado na quantidade que eu depositava obrigatoriamente, e os ganhos tinham ficado com alguém, vocês imaginam, bom o ganho ficou com as AFP e era tão alto que justificava oferecer presentes para captar trabalhadores. Aqui deixo um gráfico de evolução desde 1993, para que vejam que no tudo foi ruim, os fundos cresceram bastante devido as mudanças realizadas, principalmente maior regulação. mas isso deixo para o capitulo 2.

Imagem relacionada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)